terça-feira, 27 de outubro de 2009

Destinos traçados

Passei grande parte da minha vida ouvindo essa história. A de como Estevam José Ribeiro Dantas deixou a carreira médica para abraçar a batina, contrariando – ou não – o seu destino.

Sua mãe, Joana Evangelista dos Prazeres escreveu para um parente consultando onde enviar três dos quatro filhos varões que tinha – o restante da prole era constituída de seis mulheres, que, naquela época não tinham por que estudar.

A resposta foi que seria mais em conta enviá-los a Roma – que o mundo, naquele tempo, tinha já seus suspiros de globalização. E assim foi: embarcados em 1877, seguiram João Damasceno, destinado a ser padre, Estevam, que deveria ser médico, e Miguel Antônio, que deveria concluir apenas os estudos básicos, destinado que já era para cuidar das terras da família.

Certo dia, já em Roma, Estevam vê o irmão João mui preocupado escrevendo carta à mãe. Indaga daqui, indaga dacolá, o irmão confessa que não quer mais ser padre. “Pois”, respondeu-lhe Estevam, “não diga que não vai ser padre – diga apenas que houve um engano: quem tem vocação para ser padre sou eu.” E acrescentou: “Esse desgosto você não vai dar à nossa mãe.”

Dito e feito, estudou no Colégio Pio Americano e na Universidade Gregoriana, mas se ordenou padre em Fortaleza, em 1884. No dia da sua primeira missa – naquele tempo, literalmente “cantada” –, na sua São José de Mipibu natal, libertou dois de seus escravos. Três anos depois, com o abolicionismo tomando corpo, libertou os últimos que ainda tinha e pediu à família que fizesse o mesmo, no que foi atendido.

Daí seguiu sua carreira eclesiástica, passando por Assu, Paraíba, Mossoró (onde foi incumbido da fundação do Colégio Santa Luzia), Macaíba e Natal (onde também empenhou-se na construção da Igreja de São Pedro, no Alecrim).

Quis o destino, também, que sua irmã, tendo ficado viúva e com extensa prole, fosse acudida pelo Cônego Estevam, que pediu-lhe para cuidar do caçula, também chamado Estevam, e – olha só por que sei toda essa história – meu avô materno.

O Cônego Estevam queria para o sobrinho-filho o mesmo destino que ele mesmo tinha se imputado, naquele longínquo dia em Roma. Meu avô tinha já suas idéias radicais (entre elas o espiritismo) e não contou conversa – disse claramente que não, padre não queria ser.

O tio-pai tampouco se fez de rogado: “Então seus estudos terminaram, nada de medicina, nem qualquer outro curso superior – minha responsabilidade com você termina aqui.”

Por ironia do destino, o desgosto que o Cônego Estevam evitou que sua mãe tivesse, ele mesmo acabou tendo.

*

sina

Ser jornalista é muito bom – o danado é saber as más notícias antes dos outros.

Auto

Começou ontem, e vai até a próxima sexta, 30, as inscrições para quem quer participar do Auto de Natal 2009: compareçam na Funcarte (com César ou sem César), levando cópia do RG, CPF, comprovante de residência e foto 3x4.

Das 9h às 16, informações pelo telefone 3232.4948.

Cartaz

Começou ontem a III Semana Estadual de Políticas sobre Drogas – além dos esperados debates sobre o combate às drogas, o Conen/RN (Conselho Estadual de Entorpecentes) promove o III Concurso Estadual de Cartazes com o tema “Prevenção ao uso indevido e abusivo de drogas”. Para alunos do ensino fundamental das escolas públicas e privadas.

Informações pelo telefone 3232.7889.

Vida e Obra

Confirmada – para daqui a um mês – a palestra onde Josoniel Fonsêca da Silva abordará a “Vida e a Obra do Jurista Odilon Ribeiro Coutinho”. Dia 27, 10h, na Procuradoria Geral do Estado, Afonso Pena, 1155, Tirol.

Políticas públicas

Resultado dos estudos de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN, será lançada hoje (19h, Midway) a coletânea “Desafios da gestão participativa no Nordeste”, organizada por Ilza Araújo Leão de Andrade.

Vinil

A dica é do cardiologista Cícero Almeida, interessado não apenas nas coisas do coração mas também naquelas que envolvem a áudio-fidelidade musical: quem ainda curte vinil não pode deixar de visitar três sítios na internet – www.elusivedisc.com, www.needledoctor.com e www.acousticsounds.com.

Pergunta

A quem interessa realmente saber que o deputado Fábio Faria está namorando com a apresentadora de TV Sabrina Sato?

Estilos

Os boxes Prosa e Verso desta semana acolhem o estilo discretamente elegante e explicitamente conciso de Miguel Torga, e o estilo, mais que elegante, sóbrio, e, mais que conciso, mínimo, dos versos de José Bezerra Gomes.

Prosa

“Simplesmente, quem brinca aos afogados, afoga-se.”

Miguel Torga

Bichos

Verso

“Quem em meu barco embarcar / em meu barco soçobrará”

José Bezerra Gomes

“Arca”

Nenhum comentário:

Postar um comentário