quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Algumas notas alvissareiras e outras nem tanto

Cultura 071009

Novela

Iaperi Araújo está com tudo e não é pra menos: sua pintura sobre o Circo da Luz faz não apenas parte de uma exposição, como é a capa do catálogo da mostra – o negócio todo acontece no terreiro da ficção, pra ser exato no mundo mágico das novelas globais, pra ser específico na novela das sete, Caras e Bocas.

Mas o melhor é que, além de Iaperi, Roberto Medeiros e Fábio Fernandes (também deste Ryo Grande) estão com quadros na exposição, digo, novela.

Pra completar, no próximo dia 19, por proposição do vereador Hermano Morais, Iaperi – que nasceu em São Vicente, Florânia – recebe o titulo de cidadão natalense, “após morar quase toda vida nesta minha cidade”.

instrumental

O setor de Gestão Cultural do BNB aproveita a quarta edição do seu Festival de Música Instrumental para uma experiência nova: ampliar o circuito das apresentações além das cidades onde mantém Centros Culturais.

A boa notícia é que esta Capital foi a primeira escolhida, “porque a música instrumental do Rio Grande do Norte tem se destacado” – foi a explicação.

Por aqui os shows acontecem numa parceria com a tão mal falada (coitada) Fundação Zé Augusto– amanhã tem shows do Candeeiro Jazz e de Cristiano Pinho. Na sexta é a vez do Eduardo Taufic Trio e Marimbanda. No TCP, 19h30, de grátis.

Enquanto isso, na programação oficial do Festival, se apresentarão nos três CCBNBs (Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sousa) Alexandre Atmarama e os irmãos Taufic, Eduardo e Roberto.

100% Poty

Sempre no TCP, hoje, 20h, Manassés canta Sueldo Soaress, dentro do projeto Poticanto. De grátis.

Filmes Filmes Filmes

Também hoje começa – aqui e em outras 15 capitais – a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. A abertura oficial é às 21h, no auditório do SEBRAE, com o documentário “Corumbiara”, de Vicent Carelli – mas desde às 13h outros filmes já começam a ser exibidos.

A mostra vai até domingo e inclui produções da Argentina, Bolívia, Camarões, Chile, Colômbia, Dinamarca, Espanha, México, Paraguai, Peru, Suécia, Uruguai, Venezuela, e – como não? – destes Tristes y Calientes Trópicos.

O filme mais antigo é de 1949, e o mais recente deste ano (“Trago comigo”, de Tata Amaral, com exibição no domingo e com as presenças de Grande Otelo, Agnaldo Rayol e Jece Valadão no elenco).

O destaque – claro – é o polêmico “Garapa”, de José Padilha (com exibição na sexta, 21h).

Tudo de grátis.

Com z

Hoje, 19h30, no Colégio Ciências Aplicadas, tem exibição de “Brazil, o filme”, cult – no bom sentido da palavra – de Terry Gilliam. Não esperem a presença de nenhum político do PSDB.

coletânea

Com orelha de Vicente Serejo e prefácio de Diógenes da Cunha Lima, Lenilson Carvalho lança amanhã seu terceiro livro, “Pensamentos, provérbios e aforismos”. No terceiro piso do Midway, a partir das 18h30.

unânime

Marco Luque, do CQC, se apresenta, em versão stand up comedy, sábado e domingo no TAM.

A conferir, já que o programa da Band corre o risco de seguir os percursos de Faustão (que começou irreverente no Perdidos na Noite) e do Casseta & Planeta (que começaram – o Casseta Popular e O Planeta Diário – nas páginas impressas muito bem, mas que hoje em dia está mais pra Zorra Total): ou seja, alcançarem a unanimidade e sua burrice galopante.

Sexta começa a Festa do Boi edição 2009.

bomba

O madrileño Julio Iglesias se apresenta sábado no Machadinho.

Desta vez o negócio cai.

Aliás, Iglesias no Arraial de Palumbo é sinal que sua carreira já despencou há muito tempo.

Matrimonicídio

O leitor, a leitora, está doido, doida pra casar mas tá faltando dinheiro?

Bueno, procurem a santa madre igreja (católica, apostólica, romana) mais próxima dos cartórios do Alecrim, Cidade Jardim, Igapó e Redinha, levando comprovante de residência, certificado de batismo, nomes de duas testemunhas, registro de nascimento original e comprovante de residência, até o dia 15 de outubro: e rezem para ser um dos 100 casais que no próximo 15 de novembro se casam diante da lei dos homens e dos céus católicos: às 10h o Tribunal de Justiça deste Ryo Grande se associa à arquidiocese da Capital e, juntos, realizam um grande casamento comunitário, com efeitos civis e religiosos.

A lua de mel, claro, será individual.

Prosa

“Mas assim que desligou o telefone, ficou arrependido. Tinha atendido sua amante terrestre mas negligenciara seu amor celeste.”

Milan Kundera

A insustentável leveza...

Verso

“‘Não cometi nenhum crime federal, / apenas uma ligeira incorreção’”

Ezra Pound

“Canto LXXX”

Nenhum comentário:

Postar um comentário