terça-feira, 22 de setembro de 2009

Notas de sexta sem ilustração alguma

Cultura 180909

áudio & vídeo

Valéria Oliveira em dose dupla: lança videoclipe (“À segunda vista”, direção de Wilberto Amaral) e remix de “Romance à francesa”, by DJ Papel, aka Gabriel Souto. Na próxima quarta-feira, 23, no Jukebox Pub, Praça Pedro Velho, Petrópolis.

Über model

Já sabem o que é NFW, né? Pois, a Natal Fashion Week acontece, para gáudio (sempre quis usar essa palavra) da gente fashion, de 22 a 26 de setembro. A abertura, aliás, fica por conta de quinze mulheres, do Núcleo de Produção do CRAS Felipe Camarão e de uma associação de artesãs bordadeiras do conjunto Santa Catarina, através do Projeto Mulheres Gerando Renda e Construindo Cidadania, da Semtas.

E para as meninas que sonham ser a próxima “über model” (que eu deduzo estar acima das clássicas tops) as inscrições para o Tráfego Look 2009 se encerram amanhã (numa loja NFW, no Natal Shopping).

dog

Hoje ainda tem lançamento literário no terceiro piso do Midway: Rinaldo de Fernandes lança “Rita no pomar” – “um esdrúxulo monólogo-a-dois”, segundo ninguém menos do que Silviano Santiago, romancista, poeta, contista e outras coisas mais.

O interessante do livro – um dos 10 finalistas do prêmio São Paulo de Literatura 2009, categoria Melhor Autor Estreante – é que o monólogo-diálogo de Rita é com seu cachorro Pet.

ANTOLOGIAS

Rinaldo de Fernandes não é estranho aos leitores desta coluna: há mais de um ano eu citava três antologias organizadas por ele – Contos cruéis: as narrativas mais violentas da literatura brasileira contemporânea”, “Capitu mandou flores: contos para Machado de Assis nos cem anos de sua morte”, e “Quartas histórias: contos baseados em narrativas de Guimarães Rosa”.

Em comum entre as três, o delegado de polícia Aldo Lopes de Araújo, paraibano, como Rinaldo, mas que vive neste Ryo Grande há anos, e que participou das duas primeiras, mas recusou o convite para a última: “É óbvio que reescrever Machado de Assis já é uma presunção desmedida, embora eu evito e nem ouso a comparação: agora, aproximar-se de Rosa foi demais para mim. Não aceitei”.

Fon

E é nesta mesma Juke Box que acontece, próximo dia 21, 20h, uma homenagem a Afonso Luiz Medeiros dos Santos Lima (Fon), falecido recentemente. O Tributo a Fon foi organizado por músicos, poetas e artistas, todos amigos.

Lola – ou Luiz Lima – irmão de Fon e que vive na Itália há anos, participa do tributo.

Baião bit

Evento que este ano homenageia Chico Science, a Mostra BNB da Canção Brasileira Independente apresenta hoje duas atrações destas ribeyaras: o cantor Isaque Galvão (que por sua vez homenageia Luiz Gonzaga) e a banda Camba.

Onde? Em Fortaleza, Ceará. Quando? Começou dia 12 e segue até o dia 30.

Justiça

Maryland de Brito Silva, assessora de imprensa da Fundação Zé Augusto, foi uma das vencedoras do Concurso Cine Cordel, promovido pela Fundação Capitania das Artes – como autora do roteiro de “Justiça”, baseado em cordel de Antônio Francisco Teixeira de Melo.

3x4

Amanhã é dia de um inusitado “Foto Protesto”, centro histórico, histérico e mui periculoso desta Capital Espacial: caminhada fotográfica contra a violência, alerta para a falta de segurança na cidade, iniciativa da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte (Sindjorn).

A idéia surgiu a partir de um assalto a mão armada, no início do mês, no Passo da Pátria, quando, durante uma expedição fotográfica, os meliantes roubaram nada mais nada menos que 12 câmeras, entre amadoras e profissionais.

Concentração na Praça André de Albuquerque, em frente à antiga Catedral, a partir das nove da manhã.

Agora que os bandidos estão avisados, alguém avise a polícia, faizfavore.

TOUR DE RISCO

“Não há segurança nos pontos turísticos de Natal, imagine nas ruas” – do fotógrafo Hugo Macedo, diretor da Aphoto.

Rasta

Hoje, no Castelo Pub, Ponta Negra, é noite de reggae com a banda Rastafeeling. O detalhe é que as primeiras 50 damas vão entrar de grátis.

Amanhã, invés do rasta fari, tem rasta pé: rola forró com a banda Lengo Tengo.

Dragões

A programação do Goiamum Audiovisual continua pela cidade nesta primeira semana, com a Mostra Glauber Rocha 70 Anos, oficinas e o aguardado

Hoje o distinto público desta Capital tem um encontro com o diretor Beto Brant (“Os matadores”, “Ação entre amigos”, e “O invasor”, entre outros): 19h, no Solar Bela Vista.

No mesmo horário, no Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede, UFRN, segue a Mostra Glauber Rocha 70 Anos, com exibição de “O dragão da maldade contra o santo guerreiro, de 1969.

Já o Cine Desentoca Itinerante (uma kombi adaptada que promove exibições na rua) estaciona diante do Centro Social de Mãe Luíza por volta das 18h30, para exibir vídeos potiguares.

Tudo obra e graça do Goiamum Audiovisual 2009, iniciativa do Cineclube Natal e a ONG Zoon Galeria de Fotografia.

PROSA

“Ó pederastas incompreensíveis, não serei eu quem lançará insultos contra vossa grande degradação.”

Lautréamont

Cantos de Maldoror

VERSO

“Que se esgotem todas as tristezas.”

Márcio de Lima Dantas

Que se esgotem...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário