quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Os garotos, o álcool e o fumo


Um desses novos bares & petiscarias da City anuncia a criação de um “espaço kids” em suas dependências. Pra quem não sabe, ou não lembra, ou não fez o Pink & Blue, “kids”quer dizer crianças, em inglês. Ou seja, pais prestimosos podem agora tranquilamente encher a cara enquanto seus filhos (“kids”) brincam. Tudo na santa paz de deus e dos homens, especialmente porque, com as novas leis que vicejam por aí, esses ambientes estão agora livres da fumaça de cigarros.

Então, desde que não se bafeje fumos azuis de tabaco nas ventas dos petizes, os senhores genitores podem encher a cara à vontade enquanto seus pequerruchos se esbaldam no pula-pula, no escorrego, na piscina de bolinhas, diante da TV – e, claro, tudo em ambiente devidamente climatizado.

Bom, depois, não sei quem leva a sagrada família pra casa, já que os garotos estarão cansados de tanta estripulia, e os pais – livres do aperreio dos pequenos – beberam o suficiente para terem seus bafos detectados pelo bafômetro de plantão.

Mas, para tudo um jeitinho há de se dar, como não.

O engraçado é que, na mesma leva de releases em que veio este, tecendo loas ao Espaço Kids, me chega – não em mãos, mas na tela do computador – um outro, que versa sobre o mesmo tema embora sob ótica diversa.

Pois, semana que passou, no distante município de Governador Dix-Sept Rosado, muitos e muitos quilômetros desta Capital, as autoridades constituídas tiveram uma reunião “para discutir ações de proteção a criança e ao adolescente”.

Dix-Sept Rosado, o município, tem pouco mais de 12 mil almas (não incluídas aí, claro, as de fato), mas tem bons exemplos que superam em muito os maus hábitos das ditas metrópoles. Imaginem que dispõe de agentes judiciários de proteção aos infantes e adolescentes que fazem constantemente e voluntariamente rondas noturnas, especialmente, nos finais de semana.

Nada escapa aos olhos vigilantes da lei e da ordem: a fiscalização dos agentes se dá seja na zona rural (“sobretudo nos beira-rios”), seja na zona urbana, no clássico circuito bares-clubes-restaurantes.

A juíza da comarca está contribuindo, com o empréstimo de uma das salas do fórum, mais todo o material necessário (computador, mesa, armários, impressora), para que os bravos agentes elaborem seus relatórios e tracem planos e metas para fazer valer o Estatuto da Criança e do Adolescente.

A prefeita do município também dá uma mãozinha, cedendo um veículo e motorista para a realização das rondas.

Até aqui, uma maravilha.

Mas aí, na melhor das infernais intenções, a juíza decidiu impor uma portaria, pela qual, entre outras determinações, “menores de 12 anos são proibidos de entrarem em festas, mesmo se acompanhados dos pais. Quanto aos adolescentes, de 12 a 18 anos, estes só poderão entrar em festas se estiverem acompanhados de algum responsável, o qual terá que assinar um ‘termo de responsabilidade’.”

Do que se pode apreender que os dix-septienses mirins, coitados, não podem mais apagar as velinhas, nem ir, por exemplo, às bodas dos pais ou dos avós, ou ao batizado dos irmãos. Exagero (acento agudo no “e”), claro, mas, noves fora isso, são dois extremos que fazem pensar.

*

medéia

Do Leitor Afiado, sempre atento à lona inflamável do circo: “Estranho que nessa celeuma envolvendo a Dra. Lina V (de Vendetta ou de Verdade?), poucos atentaram para o forte odor de mais uma ‘pegadinha do Mução’ pra cima da possível candidatura Dilma Rousseff. Pra variar, com umas notas de tragicomédia grega, no retro-olfato.”

prevenção            

Tem debate hoje sobre a gripe suína na Assembleia (agora sem acento agudo) Legislativa deste Ryo Grande. Às 10h. Além dos deputados, presença de secretários de saúde e diretores de hospital. Recomenda-se, pois, o uso de máscaras.

Zoon

Não foi só a Samba (Sociedade dos Amigos do Beco da Lama) quem debutou este ano: a Zoon também está completando seus 15 aninhos, fundada que foi exatamente num 19 de agosto de 94.

Em parceria com o SENAC e a Funcarte, a ONG promove uma série de exposições, todas com estréia hoje, que não acaso é Dia Internacional da Fotografia.

São seis exposições simultâneas, com estréia e abertura logo mais às 19h:

1 – Três coletivas das três turmas concluintes do curso de fotografia digital do SENAC; 2 – “Sobreposições”, individual de Eduardo Queiroga, from Pernambuco; 3 – Individual de Max Pereira, from Ryo Grande; 4 – “Mário de Andrade, o Turista Aprendiz”, em comemoração aos 80 anos da sua visita por estes tabuleiros.

Só a última acontece no Centro de Convivência da UFRN – as outras rolam nas duas galerias da Capitania das Artes.

CONTOS

É hoje o lançamento do novo livro de Públio José, “Contos. Porque conto”. No terceiro piso do Midway, 18h.

PROSA

“Não somos mais nós mesmos, nessas condições, e é penoso não ser mais você mesmo, ainda mais penoso do que sê-lo.”

Samuel Beckett

Primeiro Amor

VERSO

“Ébrio, muito ébrio, coração régio! de albergar tanta vaga, e a carne mais sensível que nas túnicas do olho...”

Saint-John Perse

“Marcas marinhas”

Nenhum comentário:

Postar um comentário