quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Babás quase perfeitas

Cultura 250809


Poucas babás teve o menino. Coincidentemente, décadas depois, quando o menino não é nem mais um retrato na parede, as lembranças vão ao encontro de apenas duas, uma que substituiu a outra, ambas irmãs, ambas muito jovens. Uma branca, outra morena. Da branca, babá oficial, lembra-se pouco. Lembra muito mais do que os outros falam sobre ela e sobre aquela época específica do que através de uma recordação própria. Que gostava de arrumá-lo nos fins de tarde para o passeio na calcada. Que gostava que as meias combinassem com os sapatos. Porque, naquele tempo, os meninos se vestiam com um certo rigor para a simplicidade do passeio na calçada. Quase não existiam parques, as praças eram poucas, o shopping ainda não tinha sido inventado, e o centro comercial da cidade (ou simplesmente “a cidade”) não era passeio vulgar, mas quase restrito a ocasiões especiais – o fim de semana, ou os dias festivos, como as vésperas natalinas em dezembros que anunciavam aos quatro cantos e ventos um janeiro à beira-mar.

Da outra, a irmã morena, tem recordações mais concretas – de um dia em que a acompanhou ao Alecrim, para resolver qualquer assunto burocrático do matrimônio que se aproximava: a babá ia casar. E quase vem de dizer: naquele tempo as babás casavam. E os preparativos para a cerimônia e para a festa envolviam também a família onde trabalhavam, porque – podia-se, pode-se dizer – as babás eram também “da família”. E quando partiam deixavam, além do novo endereço, saudades. Os mais radicais podem até enxergar, nos dias correntes, século 21, traços ou ranços da velha e ambígua relação Casa Grande-Senzala, nesse “da família” entre aspas – mas há muito de verdade inquestionável nisso.

As babás e empregadas faziam parte da família, mesmo – tanto que a ninguém vinha a idéia de mascarar qualquer culpa com o novo termo dos dias correntes, “secretária”.

Mas eu falava do menino, e da lembrança do menino sobre babás que o vestiam com cuidado e atenção, de como lhe davam a mão e o conduziam pelos supostos perigos da cidade, época em que a vida, a cidade e nada era tão perigoso assim. Ao contrário dos dias de hoje.  

*

booklet 3g

É o nome do primeiro laptop da Nokia, 1,25 kg, 2 cm, tela de 10”, todo construído em alumínio. Alguns dos diferenciais são a duração da bateria (prometidas 12 horas) e um GPS integrado, além, claro, da conectividade 3G. O lançamento será próximo 2 de setembro.

MAFALDA

Os nativos deste Ryo Grande, grandes conhecedores dos aires de Buenos Aires, poderão ter um atrativo a mais na capital argentina a partir de setembro: será inaugurada próximo dia 30, no bairro de San Telmo, uma estátua de Mafalda, criação do cartunista Quino. Não será bem um monumento, mas uma presença pros fãs interagirem – com cerca de um metro de altura, a personagem das histórias em quadrinhos será eternizada sentada num banco.

Em setembro a menina Mafalda faz 45 anos.

Descartável

A Seleções Reader’s Digest deve interromper sua publicação, que remonta a 1922, em seu país de origem (USA, claro) e à década de 40 nestes Tristes Trópicos.

O Washington Post, que anunciou semana passada a bancarrota, definiu a revista como “uma espécie de antecessora dos blogs de hoje, pioneira na informação descartável”.

2010

2010 não é só ano eleitoreiro: quem quiser fazer parte das programações para o ano vindouro dos Centros Culturais do Banco do Nordeste, em Sousa (PB) e Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE), tem até o próximo 18 de setembro para participar do processo de seleção.

TOMBOS

Quem quiser conhecer melhor o Plano de Ação para as Cidades Históricas, sob a batuta do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN – pode comparecer hoje, dez da manhã, no auditório do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, Praça Augusto Severo, ribeyras do Putigy.

interfaces

“Comunicação e Meio Ambiente: interfaces midiáticas e institucionais” é o título da palestra que a professora-doutora Luciana Miranda Costa, da Faculdade de Comunicação do Pará profere hoje, 8h30, no auditório C do CCHLA, UFRN.

Sapoti

Ângela Maria se apresenta no Seis & Meia de logo mais às, claro, 6h30 – p.m.

Paulo Lúcio é a atração local.

PROSA

“E havia um sossego, uma tristeza, um perdão, uma paciência e uma tímida esperança.”

Rubem Braga

200 crônicas escolhidas

VERSO

O que ontem disparava, / desbordado alazão, / hoje se paralisa / em esfinge de mármore”

Drummond

“Carta”

Nenhum comentário:

Postar um comentário