terça-feira, 5 de maio de 2009

Nebulização

Na volta do fim-de-semana, dou de cara com a notícia (nenhuma abelhinha me contou, nem pintassilgo, nem borboleta, nem fonte privilegiada, pois que está em todos os sítios, dos mais sérios aos mais frívolos): “Claudia Leitte usa nebulizador”.
E pegue a foto da menina, toda assanhada (literalmente assanhada, não é metáfora para a sua clássica animação em riba do palco e sob as luzes da ribalta), os olhinhos fechados, o rímel e as sombras emprestando ares mais dramáticos à cena, quase por desfalecer.
Ai, crianças, que susto. Meu coração acompanhou, aos pulos, aos saltos, a comoção nacional.
Claudinha: assim você me mata, menina. Se cuide.
Olho com mais atenção a foto: numa mão ela ainda segura o microfone, na outra, se atraca com o nebulizador, como num caso de vida ou morte. Em ambas as mãos, luvas negras – como negra devia ser a noite, iluminada apenas pelo brilho de Claudinha, em show em Campo Grande, Guanabara, domingão.
Olho com mais atenção a foto, e, filosofo – olha, que danada: em tempo de morrer e ela ainda assim se recusa a largar o microfone. Não podia ser diferente, pra quem, nem bem foi mãe, e já encarou os palcos, entre uma amamentação e outra.
Aliás, nenhum problema: tão logo voltou pra casa (que a de Claudinha todos sabem ser o hotel do dia) ela já postou em seu blog: “Eu sempre uso nebulizador com soro, principalmente se tem poeira demais, como aconteceu hoje.”
O chato são os fotógrafos e sítios, sempre ávidos por uma má notícia. Quiseram logo insinuar que a moça tava doente. Que besteira! Ela nem é candidata à presidente!
Aliás, a explicação, claro, passava também pelo rebento, o Davizinho: “Coincidentemente, assim que acabei de cantar, saí bem rápido de cena porque precisava extrair o leitinho de Davi. Os seios ficam doloridos e é chato, mas não é nada demais.”
Muito chato, claro, isso dos seios ficarem doloridos. E o Davizinho precisa do leite da mamãe, que, domingo, celebrará seu primeiro dia como mamma (provavelmente em cima de um palco, duvidam? Ah, mas ela tem de pensar no leite da criança, querem o quê?).
Daí que, ainda assustado com o fatídico evento, não sobra nem espaço, aqui, para comentar as mortes de Helmut, figura folclórica do Beco da Lama e arredores, autor de dois livros na Coleção João Nicodemos de Lima (Sebo Vermelho), e de Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido. Duas mortes que se perderam nas névoas do nebulizador de Leitte, duas mortes que marcaram, longe do culto às celebridades, o primeiro fim-de-semana de maio.
*
CANÇÃO
Nem bem terminaram as inscrições, quinta última, do MpBeco, já estão abertas, esta semana, as inscrições para o Festival da Canção e da Cultura Potiguar, promoção da Assembléia Legislativa deste Ryo Grande.
Procure as Secretarias de Educação de Parnamirim, Macau, Nova Cruz e Pau dos Ferros, ou dê um pulo na AL, Praça Sete de Setembro.
LOVE
Quer acabar uma relação sem dizer uma só palavra? Convide a moça para assistir, na seqüência, “Ele não está tão a fim de você” e “Eu odeio o dia dos namorados” – se ela não entender, mande pintar o cabelo de preto.
MAMÁ
Quer levar mamãe pra Buenos Aires sem usar a cota parlamentar? Escreva uma frase com a palavra “jardim” e participe do concurso do Shopping Cidade Jardim. A feliz genitora do ganhador ainda leva um cheque de 500 pratas pra gastar nas butiques.
Agora, difícil vai ser convencer a nora a ficar em casa.
VOZES
Ainda dá tempo de embarcar para a Guanabara e assistir, hoje, no Teatro Rival, coração da Cinelândia, o show de Khrystal.
Daí, é só ficar mais um dia e assistir, no mesmo teatro, o show de Eliana Printes, de Manaus, Amazonas – dei uma espiada e escutada na net: vozeirão. Que nem muitas cantoras verdamarelas. Mas deu vontade de conhecer mais, especialmente quando ela canta “Se você fosse chuva/ Eu me deixava molhar de prazer/ Dançava na rua pra ter/ Minha roupa bem molhada/ Minha alma encharcada/ Se chovesse você.”
E ela ainda conta que, “quando criança costumava ouvir o vento passando pela copa das árvores e o som da chuva sobre as águas dos rios”.
TOUR
Depois de investir contra o fumo, a vereadora Júlia Arruda quer reunir o pessoal do turismo potyguar – de bugueiros a hoteleiros – para um debate sobre os males da lavoura, digo, da atividade. Hoje, na Câmara Municipal, 10h.
Vai ser bom – e se não tivesse chovido nesse feriadão estariam todos bronzeados.
(A propósito, que os demais edis da Câmara não se sintam enciumados com a presença recorrente de Júlia nesta página – ela se declarou não apenas “leitora assídua” mas também “fã da sua [minha] coluna”.)



PROSA
“Isso não significa que todo brilho nos desgoste, mas ao superficial e faiscante preferimos o profundo e sombrio.”
Junichiro Tanizaki
Em louvor da sombra
VERSO
“O teu piscar fale silêncio,
Lave à penumbra tua prata.”
William Blake
“À estrela vespertina”

Um comentário:

  1. love u 2 dear... uns dias sem acessar net, volto aqui e dou de cara com a "pérola" em forma de curtinha denominada de "Love". Boas gargalhadas num início de tarde até que caiu muito bem aos meus cachinhos negros. Um cheiro, querido. S.
    ... peraí, você assistiu aos dois filmes? tadinho...

    ResponderExcluir