quarta-feira, 13 de maio de 2009

De um tudo




TUDO MAJESTIC
Estreou na madrugada de sexta última um dos oito projetos de intervenção artística sobre o tema memória urbana, propostos pela Fundação Capitania das Artes.
Onde? Vizinhanças da Prefeitura, onde funcionou, há sete, oito décadas, o mais-que-famoso Café Majestic, centro irradiador da cultura potyguar e que recebeu em suas mesas Mário de Andrade e Manuel Bandeira, entre outros.
A tríade Afonso Martins-Flávio Freitas-Marcellus Bob grafitou um mural onde sobressai a santíssima trindade Mário de Andrade-Jorge Fernandes-Câmara Cascudo. E que, através de foto, ilustra e lustra esta coluna.
TUDO CALMA
Enquanto isso, dois dias antes da madrugada-majestic, foi lançado em Sampa (no MAM) o documentário “Temporal – The Art of Stephan Doitschinoff”, acompanhado do livro “Calma – The Art of Stephan Doitschinoff”, fruto do retiro do artista em Lençóis, Bahia, onde grafitou dezenas de casas e alguns túmulos do cemitério da cidade.
“Calma” é como o rapaz – que é brasileiro, sim, apesar do nome – adotou pintando nas ruas antes de ser adotado pelas galerias de arte do mundo.
TUDO CONTRA
Amanhã a coluna publica artigo de Luiz Gonzaga Cortez na contramão do noticiário contra o Agaciel Maia – começa assim: “Uma das piores coisas do mundo é ficar no ostracismo. Quando o homem está bem de vida, com dinheiro no bolso e no banco, é tudo bom, fácil e rico, além de muitos amigos, babões, cortejadores, bajuladores de vários matizes.”
Agaciel, claro, não está tão só. Nem há de.
TUDO CANA
As cachaças Extrema (Pureza), Gabi (Parnamirim), Gota Serena (Parnamirim), Maria Boa (Goianinha), Mucambo (Goianinha) e Papary (Nísia Floresta), participam da “Festa da Cachaça e Comida de Boteco”, próximo sábado, 16, no Forró do Jerimum, em Parnamirim Fields.
Reginaldo Rossi é a grande pedida da noite.
TUDO ELÉTRICO
Mesmo sábado em que Os Poetas Elétricos se ligam nas tomadas e na ambientação do Nalva Melo Café Salão, sempre na companhia de Gabriel Souto e Júlio Castro.
TUDO LEE
Mesmo sábado em que Vander Lee aporta pela primeira vez na City, fazendo show no TAM.
TUDO BECO
Mesmo sábado em que acontece a primeira noite do MPBeco – que vem com uma novidade: um concurso fotográfico sobre o evento deste ano. O prêmio vale R$ 1 mil.
TUDO BURRO
“Como a maioria gosta, o burro sou eu.” – de Geraldo Batista, sobre a unanimidade em torno da obra de Saint-Exupéry e Paulo Coelho.
Mais, brada o Batista, sobre a coluna de segunda: “Não gosto de imoralidades do tipo senador, deputado federal, estadual e vereador, desonestos. Essas mulheres de Stupakoff são a coisa mais ingênua do mundo.”
TUDO SIMPLES
Batista também lembra quando Virgílio Moretzon levou Lygia Fagundes Telles à sua casa: “Achei-a muito simples, almoçou conosco e deu um livro autografado para meus filhos.”
Que coisa! – ainda bem que por aqui pelo Ryo Grande não tem dessas simplicidades, não, espécie entre os escribas e intelectuais.
TUDO BEM
Esqueçam a crise mundial, as más línguas, as crises conjugais, as intempéries: o Lual do Bem, realizado sábado passado, “foi mágico e limpou o éter planetário”, informa Flávio Rezende – que, não, não contou com a ajuda da deusa da limpeza.
TUDO ELEITO
O professor Otávio Augusto de Araújo Tavares e a educadora Ísis Brandão de Araújo Guerra são, respectivamente, os novos presidente e vice-presidente do Conselho Estadual de Educação – eleitos.
TUDO ARTE
Dentro da programação da mostra temática “Sétima Arte e Artes Plásticas” tem exibição hoje do filme de Mick Davis, “Modigliani”, safra 2004. No auditório do Colégio Ciências Aplicadas, telão de 12 metros.
TUDO FILME
Hoje tem exibição dos filmes “Junod” (19h) e “Hóspedes da noite” (21h) dentro do Ciclo de Debate sobre África Contemporânea. O local parece um código secreto, mas chegando ao Campus da UFRN vocês acham: auditório B do NAPP, CCHLA.
TUDO M...
Hoje tem Audiência Pública na Assembléia (9h30) para discutir a sujeira no Putigy, rio grande que enfeita a nossa Capital, recebendo, em contrapartida, uma ruma de – vocês sabem bem o quê.
TUDO AMIGO
Hoje Carlos de Souza, poeta, jornalista, escritor, boêmio, e, claro, amigo, completa meio século de existência – longa vida ao rei!




PROSA
“Que fiz de mim? Nada.”
Fernando Pessoa
Livro do desassossego
VERSO
“Tudo é apenas parte de um todo estupendo”
Alexander Pope
“Ensaio sobre o homem”

Nenhum comentário:

Postar um comentário