quarta-feira, 6 de maio de 2009

Cativação

Diógenes da Cunha Lima há de me perdoar, mas não suporto aquela frase de Antoine de Saint-Exupéry – talvez a mais famosa do livro, preferido, uma época, pelas misses: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”
Tão insuportável quanto outra: “Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.”
Ou: “O essencial é invisível para os olhos.”
Coincidentemente ou não, todas elas estão no mesmo capítulo de “O pequeno príncipe”, o vigésimo-primeiro, quando o príncipe encontra a raposa debaixo de uma macieira, não acaso a árvore do amor – e da expulsão do Paraíso.
Ser eternamente responsável pelo que se cativa não é consolo, é maldição. É jogar pro lombo alheio um peso que ninguém pediu pra carregar.
Moçoilas enamoradas costumam repetir a frase até cansar – ou depois que os já cansados parceiros decidiram dar um tempo no relacionamento, em chantagem tardia.
Os mocinhos, portadores de cromossomos X e Y, não costumam repetir a frase, silentes que normalmente são, mas podem agir com a mesma intenção.
Casais costumam ser predadores vorazes um do outro.
É em nome do amor que se cometem as maiores tolices. E algumas atrocidades.
Cativar, aliás, vem de “captivo” – prisioneiro ou escravo. Foi depois do século 13 que adquiriu o sentido, também, de sedução. Tão intensa a ponto de encantar, ao mesmo tempo em que aprisiona. Prisão, escravidão, servidão, são algumas variações do termo. Cativar, cativo, cativeiro.
Mas é claro que “O pequeno príncipe” é muito mais que isso. Um grande livro.
Pois, aporta hoje nesta Capital o engenheiro francês François d´Agay, que vem a ser sobrinho do escritor Antoine. Vem a convite de Paulo Araújo, atual secretário adjunto de Comunicação da Prefeitura Municipal. Paulo bem lembrou: “Não podia haver melhor ocasião para darmos início às comemorações do ano da França no Brasil na nossa cidade”.
D´Agay senta-se à mesa com o poeta Diógenes da Cunha Lima, o escritor e aviador Pery Lamartine, o artista plástico e poeta Dorian Gray Caldas e o padre José Mário. Para um bate-papo sobre o tio famoso. Vai ser no auditório da Aliança Francesa, Square Pedro Velho, a partir das 18h.
Com certeza vai se retomar a velha discussão, eterna, infindável, irrespondível, se Exupéry esteve ou não esteve nesta Capital, na época em que voava pela América do Sul, no serviço aéreo postal.
*
AMOR MATA
Analba Brazão autografa sexta, 18h, Solar Bela Vista, “Nunca você sem mim” – com subtítulo explicativo: “Homicidas-suicidas nas relações afetivo-conjugais”.
ANTIOFÍDICO
“Um herói surgido da centenária arte natalense de falar mal dos outros.” – sobre o protagonista do novo livro de Carlos Fialho, numa série de anúncios veiculados na rede, promovendo o lançamento, amanhã na livraria do Midway.
Eterno jovem escriba e publicitário de quatro costados, o autor é ele, também, um herói.
CALCITRAN B12
“O jornalismo é a salvaguarda da sociedade. Quando ele é fraco, representa uma sociedade enfraquecida e manipulada.” – de Cláudio Gabriel, representante do Ministério Público do Trabalho, em audiência na CMN proposta por George Câmara. Segunda passada.
FEIRA
A turma da Feira do Livro de Mossoró anda estranhando a pouca procura por estandes da parte dos sebistas – mesmo com o desconto a que têm direito.
Em compensação, a Secretaria Estadual de Educação já fixou o valor para a compra de livros durante o evento: R$ 300 mil. Considerando um valor médio unitário de R$ 20, dá pra comprar ao menos 15 mil livros.
SCIENCE
Procura pouca, também, para o Edital 008/2009 do Programa de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte. A popularização da Ciência anda tão baixa que a Fapern prorrogou para o final do mês (sexta, 29) o prazo para as inscrições.
Francisco Lemos tem mais informações – ligue 3232.1725.
FOTOJORNALISMO
Ana Carmem, Brum, Daiane Nunes, Eduardo Barbosa, Gabriela Barbalho, Jannet Carruth, Lucas Haddad, Olena Arruda, Raquel Dantas, Ricelly Sousa, Taísa Cristina e Vanessa Trigueiro participaram do curso “Noções de fotojornalismo”, ministrado por João Maria Alves e Marcus Ottoni, e expõem o que aprenderam hoje, no restaurante Com Xin China, CCAB Sul, a partir das 18h.
DOGS
Rodrigo Cruz canta os sucessos da banda Mad Dogs, hoje, 20h, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (TCP) da Fundação Zé Augusto (FZA). De grátis.
FALANDO SÉRIO
A coluna brinca – e espera não deixar de brincar – com a cantora Claudinha, mas solidariza-se com Davi Leitte, internado ontem com suspeita de meningite.



PROSA
“Gosto que levem a sério minhas desgraças.”
Saint-Exupéry
O pequeno príncipe
VERSO
“Tu gostas mais do mar do que de mim...
No entanto, o mar te engana e eu não te iludo...”
Palmyra Wanderley
“Ciúmes do mar”

Nenhum comentário:

Postar um comentário