quarta-feira, 11 de março de 2009

Os católicos ladram, a caravana da Constituição passa

Sejamos justos, nos esforcemos em ser racionais mesmo em meio à irracionalidade: não apenas estão certos os doutores da Medicina em realizar o aborto na menina pernambucana de 9 anos, estuprada pelo padrasto, como estão certos os doutores da Igreja Católica em excomungá-los.
Se os primeiros se pautaram dentro do espírito das leis que regem esse país, os segundos seguem os preceitos em que acreditam, piamente, cegamente. Preceitos estes claramente definidos há tempos.
O que seria inconcebível é que a grita católica tivesse impedido o aborto. Não impediu.
Pretender mudar a opinião do Vaticano e Cia, empresa multinacional pluricentenária, é tarefa para quem dela faz parte. Se os médicos condenados comungam com a religião, se sentiram-se agredidos em seus direitos dentro do clube católico, que recorram lá pelos púlpitos de sua paróquia, no arcebispado, na Praça de São Pedro. Reclamem não apenas ao bispo, mas ao pároco da aldeia, ao sacristão, ao coroinha, ao báculo do papa, aos fiéis, incluindo aí as beatas em luto e louvor eternos.
Façam uma revolução, queimem bíblias, crucifixos, os papéis de batismo.
Enquanto não se mudam as regras, é pegar ou largar. Ou se dá ou se desce do bonde do catolicismo.
Afinal, já se foi o tempo em que o Vaticano governava o mundo e suas idéias com o poder ditatorial dos mais violentos regimes (não à toa, antes mesmo de a Folha de Sampa criar o neologismo “ditabranda”, já o vulgo usava o adjetivo “inquisitorial”, numa alusão impossível de ser dissociada dos famigerados tribunais do Santo Ofício – que condenavam os supostos hereges enquanto o Estado era o responsável por sentenciá-los).
Condenar os católicos por acreditarem na excomunhão e do seu mecanismo fazerem uso é o mesmo que condenar os budistas por acreditarem em Buda, os muçulmanos num paraíso coalhado de virgens, ou o Kaká por depositar não apenas fé mas um monte de dinheiro na Igreja Renascer da Bispa Sonia Hernandes.
Se essa relação entre crença e modus vivendi, pois, ocorre pelos meios legais, viva a diferença. Excomunhão, no final das contas, é que nem mau-olhado.
*
PÊ-ENE
Falando em aborto, que obviamente pressupõe uma fecundação anterior, vejam só o que aconteceu numa Corte de Apelação em Chicago, EUA, envolvendo um casal (não legal, nos termos da Lei) de médicos: o homem tentou provar que uma colega com quem teve um filho, teria engravidado sem seu conhecimento e consentimento, e o fez numa “traição calculada, pessoal e profunda”, ao fim de um relacionamento que haviam mantido há seis anos. E processou-a por danos morais, roubo e fraude.
Explica-se: a mulher teria guardado o sêmen do médico após terem feito sexo oral.
A médica alegou que o sêmen foi como um presente. A Corte concordou, entendendo que houve “uma transferência absoluta e irrevogável de título de propriedade, já que não houve acordo para que o esperma fosse devolvido”. O comentário que circula pela internet é de que “Agora é oficial: os homens não mandam mesmo em p. nenhuma!”
BEM NA FOTO
Entre os 24 fotógrafos da 17ª edição da Coleção Pirelli/Masp de Fotografia existe um talento quase potyguar: José Frota, atualmente radicado nesta Capital Espacial.
Muito bem acompanhado de outros nomes, como os de Bob Wolfenson, Gui Paganini e Vânia Toledo.
A inauguração é hoje e a mostra segue até o 3 de maio. No Masp, Avenida Paulista.
PARNAMIRIM FIELDS
Enquanto isso, o parnamirinense da gema, Marcelo Gandhi é um dos 12 artistas presentes no catálogo Tripé 2008, com lançamento hoje, 20h, no Sesc Pompéia.
PALCO
Laboratório Vocal, Primeiro Módulo de Teatro, Montagem de Espetáculo, e Oficina de Iniciação Teatral para Crianças, são as quatro oficinas que a Fundação Zé Augusto, através do Centro Experimental de Formação e Pesquisa Teatral, oferece à população.
As aulas começam no dia 30 de março, as inscrições já estão abertas, cada curso custa R$ 30 por mês e se vocês ligarem para o 3232.7438 vão saber mais.
INVENÇÃO DA RODA
A Capitania continua festejando a mulher: hoje tem exibição do vídeo “Corpo, territórios e suas expressões”, seguido de roda de diálogo (uau) sobre “Novas Linguagens Estéticas”. A roda de diálogo (uau) vai ser mediada pelas meninas do Coletivo Leila Diniz. No auditório da Capitania, duas da tarde.
TAVOLA
É amanhã que os colegas desta tão combalida imprensa potyguar vão ao menos forrar a barriga: para o lançamento da 3ª edição do Prêmio Cosern de Literatura de Cordel, o Âncora Caipira abre suas portas para um almoço a partir das 11h30.



PROSA
“O aborto é perigoso, porque, se malogra, pode produzir uma criança.”
Sofocleto
Sinlogismos
VERSO
“Eu só sei é que quando a vejo
Me dá um desejo de morte ou de dor”
Lupicínio Rodrigues
“Nervos de aço”

Nenhum comentário:

Postar um comentário