sexta-feira, 27 de março de 2009

Até que enfim é sexta-feira, crianças!

ATAVISMO
“Sem dúvida, um dos bons poemas de Othoniel – quase modelar em sua modernidade.” – Moacy Cirne, arcebispo emérito do Poema Processo sobre “Atavismos”, poema de Othoniel Menezes, publicado segunda última neste espaço.
A propósito, não sei vocês, mas o sobrescrito precisou recorrer ao Houaiss pra destrinchar a palavra: “reaparição em um descendente de caracteres de um ascendente remoto e que permaneceram latentes por várias gerações.”
Tem outro, sentido figurado: “retorno a um estilo, uso, ponto de vista, enfoque etc.”
Sem essa que a coluna não é Cultural.
ATÁVICO
Foi dizer o quê? Que é no mínimo imperdível o show de “20 anos de sucesso” da banda (potyguar) Grafith, que aproveita a deixa pra gravar o clássico DVD-ao-vivo.
Vai ser amanhã, na Cervejaria Continental. Vai ter área vip (de “very important people” – ou será “person”?), com camarote, e “frontstage” (que eu não faço idéia do que seja). Ah! e bebida free, também. (Olha, não sei vocês, mas show sem camarote vip e frontstage eu posso até ir, com muito esforço – mas sem bebida free me incluam fora dessa.)
Que mais, que mais? Vai ter shows paralelos da João Teimoso Rock Band (“pop rock”) e do Nosso Grito (“samba”, também nas aspas), e, claro, os DJs e suas fabulosas picapes.
Masss (com três “s”) o detalhe mais importante – apurem bem as oiças, porque a informação é oficial e está no release: “a galera bacana da cidade vai prestigiar”.
Os bacanas atávicos, tumbém.
ÃO
“Me chama de my love” é o último sucesso da Grafith. Os versos, de tão modernos, devem fazer o príncipe Othoniel se revirar no túmulo: “Me chama de meu bem, meu bem, meu bem/ Me chama de cachorro já estou ficando louco/ Me mata de prazer// Eu sou o cara, eu sou metido a gostosão/ e a galera me conhece por doidão/ e no arrocha elas fazem confusão/ mas é só você que abala meu coração”.
De um romantismo moderno, pode-se dizer.
PAULINHO & CIA.
A galera bacana da cidade, também e com certeza, há de prestigiar o lançamento, hoje, de “Talhe rupestre”, antologia de versos de Paulo de Tarso Correia de Melo, 470 páginas de boa poesia, organizadas pelo pernambucano-potyguar Carlos Newton Júnior. Como sai pela Edufrn, o lançamento é no auditório da reitoria, 19h.
Nos poemas de Paulo de Tarso vez por outra aparecem personagens que são verdadeiros romances mínimos: “Dr. Renan atormentava a esposa/ e as amigas beatas, horrorizadas:/ A culpa é de vocês, que foram contar como são os pecados a ele.”
Ou estes: “Maria Olívia, coitada,/ não soube educar rapaz:/ Joaquim é homem de menos,/ Miguel é homem demais.”
Ou esta, anônima: “Aos 64 anos/ caiu gravemente enferma./ Não lhe viessem com enganos:/ O câncer – e a vida eterna.”
GRAFFITI
Voltando pro graffiti – não a banda, basta – hoje é Dia Nacional do Graffiti e a galera bacana do spray se reúne a partir das quatro da tarde ali pela Praça Kennedy, Centro Histórico e Histérico da City. A CUFA-RN (Central Única das Favelas) organiza o evento.
A conferir se os governadoráveis que não perdem batizado nem velório pintam no pedaço.
SAÚDE
O Conselho Regional de Serviço Social deste Ryo Grande promove, hoje, o 1º Ciclo de Debates do ano, com o tema “A crise da Saúde em Natal e a participação dos Assistentes Sociais na Política de Saúde”.
No auditório do Sindsaude (Av. Rio Branco, 874), a partir das 15h.
PLACAR
O Sisjern, Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário deste Ryo Grande, realiza no próximo dia 31, terça, uma “festa de protesto” na Praça Sete de Setembro, por ocasião do aniversário de dez anos da ação da URV. O “Pauta Zero x Morosidade 10” prevê uma parada – no estilo Jack Bauer – de 24 horas nos serviços da Justiça Estadual.
Além dos discursos de praxe, o protesto festivo tem show musical, apresentações culturais e um bolo de 30 metros, com direito a velinhas.
PLAY IT AGAIN, KHRYS
Não vai ser por falta de oportunidade que o leitor e a leitora não assistiram ainda a um show de Khrystal: a moça canta e encanta mais uma vez amanhã, nove da noite, no Praia Shopping Musical.
Enquanto isso, Zé Dias comemora antecipadamente o milésimo show do projeto – marcado para os próximos 3 e 4 de abril – e que, segundo o produtor, empregou mais de quatro mil artistas em três anos de existência.
ATÉ MORRER
Jaqueline “***gostosa a te morre***” (grafado assim mesmo, com esses seis asteriscos) me envia um convite para entrar em seu Orkut (sem duplo sentido, que a coluna é como aqueles bares mais esquisitos – de ambiente familiar).
Vou repassar para Woden Madruga para ele repassar para Alex Nascimento. Afinal, Cavaleiro Solitário que se preza não tem email.





PROSA
“Vomitei um pouco de latim e já me sinto melhor.”
Campos de Carvalho
Obra reunida
VERSO
“Pesam-me os anos.”
Paulo de Tarso C. de Melo
“Portugal...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário