terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Os pernas-de-pau e as pernas de pau

Uau, uau, uau!
Não é invenção, mas realidade (que, como se sabe, supera qualquer ficção): na vida, como na Festa da Carne, ou na esquina da Ulysses Caldas, não basta ser ou ter perna de pau, é preciso formação técnica para o cargo.
E – boa notícia – já existem oficinas para isso.
Ao menos durante os dias que antecedem os festejos do Rei na cidade deles: é que a Tropa Trupe Companhia de Artes vai participar, pelo segundo ano consecutivo, do Carnaval Multicultural de Natal com o Bloco dos Pernas de Pau.
Daí que, para ninguém fazer feio na folia, a Tropa Trupe oferece oficinas de técnica em perna de pau todas segundas e quartas de fevereiro, a partir das 15h, no seu Circo (localizado entre os campos de futebol da UFRN).
A população, já bastante acostumada a equilibrar-se sobre duas pernas normalmente bambas, pode participar, claro – mas desconfio que o público-alvo pode bem ser outro. Vereadores, deputados, senadores, prefeitos, secretários, cargos comissionados, enfim, candidatos ou re-candidatos, podem se inscrever. E o que é melhor: não precisam nem solicitar auxílio-qualquer-coisa: as oficinas são grátis.
Passado o Carnaval, há de servir a qualquer coisa o aprendizado.
INTRÉPIDA TRUPE
Já a mesma companhia programa para o próximo 6 de março, no Circo Tropa Trupe, a estréia do espetáculo “O Tempo”.
Com personagens-símbolos como o Palhaço Einstein (Espaço/Tempo), os Siameses Malabaristas (Tempo de Sincronia), o Caçador (Tempo de Declínio), o Prisioneiro e os Carrascos (Aprisiona-Tempo), o Astronauta (Fora de Tempo), as Formigas Operárias (Tempo de Disciplina) e – tchã-tchã-tchã-tchãn – a Borboleta (Tempo de Transformação).
O que rende uma boa metáfora para os governadoráveis e a trupe do Carnaval Multipolítico de 2010 – os Siameses Malabaristas, por exemplo, poderia ser a dupla Rosalba-Zé Agripino; o trio ternura Iberê-Robinson-João Maia podiam tabular as pesquisas para decidir quem será o Prisioneiro, quem os Carrascos; Carlos Eduardo Alves poderia escolher entre a figura do Caçador e a do Astronauta (esta, numa briga com Fátima Bezerra); as Formigas Operárias, claro, seriam capitaneadas por Augusto Carlos Viveiros; e a Borboleta, bem, a Borboleta é já a Borboleta.
Essa fantasia ninguém tasca dela.
*
RIBEYRA INDIE
Ainda em tempos carnavalescos, a Banda Independente da Ribeira faz sua prévia nesta sexta-feira, 13, a partir das 18h.
OPÇÕES
“Não reclame da falta de opções, prestigie.” – do incansável produtor cultural Zé Dias, que já deu seu start para um projeto que apresenta, no Praia Shopping, até o dia 25, o melhor docarnaval brasileiro: Braguinha, Capiba, Carmen Miranda, Emilinha Borba, Francisco Alves, Lamartine Babo, Orlando Silva e outros ícones musicais interpretados pelos ícones locais.
Hoje, por exemplo, tem Michelle Lima e as marchinhas dos anos 40.
FIM
Enquanto isso, a Kriterion, sebo e livraria do mercado de Petrópolis, anuncia, mais uma vez, o fechamento de suas portas. “Foram seis anos de lutas, inglórios, inúteis”, comentou Jairo Lima a um dos poucos clientes fiéis, o poeta Lívio Oliveira.
FASES
Continua no Orla Sul e vai até o 28 de fevereiro, a exposição “As múltiplas fases de Alberto Guiliani”, do artista italiano radicado nesta Cidade de Dunas e Borboletas.
FOTO
Começa dia 28 de fevereiro – e segue durante oito sábados (manhã ou tarde) – o curso “Noções de fotojornalismo”, ministrado pelos profissionais João Maria Alves e Marcus Ottoni.
Informe-se ligando: 9409.9188 e 9618.1315.
PRÉ
Começa dia 2 de março o cursinho pré-vestibular do DCE da Ufrn, com aulas à tarde e à noite. Mais informações pelo 3215.3325.
ROMANCE
Boa, excelente, a notícia divulgada semana passada sobre a pensão vitalícia para Dona Militana, rainha do Romanceiro Popular, gênero que remonta aos primeiros tempos da literatura ibérica.
Iniciativa e responsabilidade do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, que além da pensão prometeu a gravação de todos os romances ainda preservados na memória de Militana.
Resta a pergunta: e depois de Dona Militana vem quem?
CAPITÃO DE OURO
Mais um livro, mais um lançamento na City: na livraria do Midway, às 19h de hoje, o médico piauiense Belmir Lopes autografa a saga do seu pai, Filomeno Lopes, que, como militar do Exército, chegou a patrulhar a praia de Ponta Negra durante a Segunda Guerra Mundial.
CASTILHO
“Eu sou um menino mesmo, as tartarugas que nasceram no ano em que nasci nem menstruaram ainda.” – de Carlos Castilho, citado pelo jornalista Leo Sodré em seu blog Espaço Aberto (www.becopress.blogspot.com).



PROSA
“Eu, que já amei estar no meio da multidão, gente suada, pulando e gritando, hoje vejo mais de seis pessoas no mesmo lado da calçada e sinto falta de ar e palpitação.”
Ivan Lessa
O luar e a rainha
VERSO
“das feridas desta terra não brotará uma flor, nem água, ou mesmo pus.”
Theo G. Alves
“da terra, dos mortos...”

Um comentário:

  1. Valeu pela divulgação das oficinas de perna de pau e do espetáculo "O Tempo", Mario Ivo. Nós da Tropa Trupe gostamos muito do paralelo que fizestes com os personagens de nosso espetáculo e os personagens políticos. Caso eles se interessem, avisa que podem vir representar seus papéis em nosso circo pois estamos precisando de elenco... eheheh...

    Saudações,

    Equipe Tropa Trupe

    ResponderExcluir