quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

As tartarugas, a Segunda Guerra e o turismo

De Luiz Gonzaga Cortez recebo sempre boas informações, como a que segue, na íntegra – e ainda mais ilustrada:

“Caro Mário Ivo. Você sabia que tartarugas enormes estão aparecendo nas madrugadas da praia de Tabatinga para depositar seus ovos? Pois é, elas se arrastam nas areias, depositam dezenas de ovos e retornam para o mar, quase pelo mesmo caminho. É um vai e vem diário. As marcas ficam nas areias, na maré baixa e se apagam na maré alta.
Pois bem, vendo essas marcas das tartarugas, descobri outro cacimbão do tempo da II Guerra, quando os soldados do Exército brasileiro por ali acamparam. O cacimbão fica a poucos metros do berçário das tartarugas, numa falésia e a sua descoberta foi possível pelo avanço do mar sobre o ‘pé’ do grande morro, em cujo pico está uma das torres da telefonia móvel.
O que me chama atenção é que ninguém se interessa pelos resquícios da presença de tropas acantonadas no litoral sul do RN, na época em que pensavam que os alemães invadiriam o Brasil, a partir da África, nos idos de 1942/43. Búzios e Tabatinga ficam no município de Nísia Floresta.
Bom, tirei essa foto no início do mês. O primeiro cacimbão (ou poço, como queiram) foi descoberto em outubro do ano passado (vide JH de 14.10.08, 1ª p.). A distância entre os dois cacimbões é de cerca de 800 metros. O material e o desenho são os mesmos. Esses poços não poderiam ser turisticamente explorados? Atenção, bugreiros: mostrem os poços aos turistas nos seus passeios com emoções!
Um abraço. Luiz Gonzaga Cortez.”
*
SISO
Diz o release que esta Capital Espacial terá um motivo – a mais – pra sorrir, hoje, 21h, no Hotel Pirâmide da Via Costeira: é que um certo, ou incerto, Alex Nogueira “da Rede Globo”, por aqui aportará, trazendo muitos sorrisos na bagagem.
Pra quem não sabe, como eu não sabia, vai a importante informação: Nogueira é o vencedor do concurso de piadas do Domingão do Faustão da Rede Globo de Televisão e “artista exclusivo da emissora”.
Com esse currículo, termina sendo convidado para integrar a tropa de choque (de gestão).
No mais, no menos, vamos ver se as colunas sócio-econômicas informam quem dos governadoráveis e senadoráveis esteve na platéia.
Todos rindo, claro. Uns mais, outros menos.
SUCO
Continua e vai até sábado, 14, a exposição fotográfica do shopping Cidade Jardim – o tema é um só: frutas, frutas, frutas. Mas não tem maçã, pêra e uva – o lance é tropical, daí as muitas bananas, os cajus, os mamões, os melões, as mangabas.
ADIÇÃO
É hoje que o excelentíssimo Ministério da Cultura (alguém lembra o nome do ministro que substituiu Gil?) lança o edital nacional para seleção de cem novos núcleos de exibição.
Os núcleos são chamados de Cine+Cultura e integram as ações do Programa+Cultura. Tudo assim, muito mais-mais.
Neste Ryo Grande apenas o Centro de Documentação e Comunicação Popular – CECOP – é um dos cem núcleos de exibição pioneiros (derna 2006).
VIDEOCONFERÊNCIA
Daí que o CECOP quer mais gente da terra na onda audiovisual e convida quem estiver interessado para assistir, através de videoconferência, o lançamento oficial do edital de seleção (que acontece em Brasília, durante o Encontro Nacional dos novos prefeitos e prefeitas).
Quando? Hoje, a partir das 9h. Onde? No mini-auditório do IFET (antigo CEFET, antiga ETFRN).
Já confirmaram presença, representantes de Currais Novos, Lagoa dos Velhos, Lajes Pintada, Nísia Floresta, Santa Cruz e São José de Mipibú. Cadê o seu município?
CESTA BÁSICA
Cada um dos cem novos núcleos de exibição receberá um pacote completo: 01 tela para projeção; 01 projetor de vídeo; 01 aparelho leitor de DVD; 01 mesa de som de 4 canais; 04 caixas não amplificadas; 01 amplificador; 02 microfones sem fio; 01 filmadora digital Mini DV; e 01 acervo de filmes nacionais.
SEGURANÇA
O primeiro email da neo-vereadora-eleita Sargento Mary Regina a gente não esquece. Daí que a coluna faz questão de oficializar: pois, recebemos, sob o título “Bloco Tô Seguro percorre as ruas do Alecrim neste sábado”, o seguinte:
“Neste sábado a Associação de Subtenentes e Sargentos e a Associação de Cabos e Soldados da Policia Militar promovem a quarta edição da troça carnavalesca ‘Tô Seguro’. A concentração será partir das 15h em frente ao Clube Tiradentes, de onde o bloco sairá ao som de uma Orquestra de Metais pelas ruas do bairro do Alecrim. O encerramento da folia será na sede do Clube, localizada na Avenida Presidente Bandeira, 1158, com a animação da banda Última Hora e sorteio de brindes.”
As camisas custam R$ 10. Ligue para 8719.8601 ou 8832.0702 e reserve a sua.
Vamos rezar pra que não haja nenhum roubo, furto, ladroagem, espojo, subtração, durante a folia. Senão, estamos perdidos, mesmo.
APOIO
Nestes dias difíceis, mas não impossíveis, o juiz Magnus Delgado pode ter uma certeza: tem a solidariedade, as orações e o apoio incondicional de seus inúmeros amigos.



PROSA
“Todos que nascem têm dupla cidadania, no reino dos sãos e no reino dos doentes.”
Susan Sontag
Doença como metáfora
VERSO
“A vida é sonho e como um sonho passa...”
Auta de Souza
“Ao meu bom anjo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário