sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

O conduto musculomembranoso e outras notas

Publicitários antenadinhos (redundância) deste Ryo Grande já devem saber o que se anuncia aqui, em terceira, quarta mão, pois que li na internet, fonte do jornalismo local que só tem dinheiro mesmo pra pagar a conta do provedor e olhe lá. Mas isso é outro papo – o de hoje é o que segue.
Esta semana tem rebuliço na TV: a marca Lactacyd (GlaxoSmithKline) lança vídeo comercial intitulado “Protect yourself” (proteja você mesma), filmado da perspectiva de uma... vagina. Isso mesmo: v-a-g-i-n-a.
Ou seja, um filme tipo “b...”, mesmo. E o bê aqui não é de bunda, enfim.
Não se assustem. Vai passar na TV e tudo mais (verdade que a campanha será exibida somente na Holanda e na Bélgica ao longo deste ano, países de tradição, digamos assim, mais liberal quanto aos costumes).
O Lactacyd – pesco do sítio do fabricante – é “uma emulsão suave recomendada para a higiene íntima a partir da puberdade”. Mas bom mesmo é a defesa publicitária de quem elaborou a peça: “A ideia é mostrar os perigos a que a vagina está submetida diariamente e que o Lactacyd ajudaria a prevenir.”
Já quanto aos muitos perigos que oferece o “conduto musculomembranoso” (definição do Houaiss), não existe remédio.
O que me faz lembrar da maravilhosa antologia “Uns fesceninos”, organizada por Oswaldo Lamartine ali pelos inícios dos 70. O livro foi recentemente reeditado pela Capitania das Artes, ainda no tempo de Dácio Galvão. Lá pela página 37 o leitor encontra o “Bicho venenoso”, que começa assim: “Tatu mora no buraco./ Guaxinim, beira de praia,/ Bicho que mata homem/ Mora debaixo de saia.”
E segue, pícaro, moleque.
Quem me contou a história foi Vicente Serejo: os versos eram de um militar que, pateticamente, solicitou ao antologista que tirasse seu nome do livro, que não ficaria bem à sua condição de homem de armas etc. Lamartine não contou conversar: pegou grande parte da edição, ainda em suas mãos, e com um estilete tirou fora a página com o nome do covarde, riscando o nome também da “Tábua”, que era como chamou o índice dos fesceninos.
*
TRADIÇÃO
Não é qualquer uma que pode se candidatar à Rainha do Carnaval de Natal: entre outras obrigações burocráticas, aquelas de não ser casada e de “não ter nenhum compromisso que venha a comprometer o seu reinado”.
Já o Rei Momo não pode pesar menos de 100 quilos.
SHOPPING
No Orla Sul, hoje, tem o Toca Trio às 18h e André Leli às 19h. Chegue um pouquinho antes e confira as mulheres-borboletas da exposição de Dona Miriam de Sousa e a natureza das irmãs Rocha, Miriam e Lúcia.
FOLKLORE
Depois de lançar “O saci de duas pernas” nesta Capital, Djair Galvão Freire lança o livro hoje, 19h, na Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó – ADESE – em Caicó City.
Como não poderia deixar de ser, o livro está sendo um sucesso nas ribeyras do Putigy (também, com tanta caipora, curupira, cuca, lobisomem e mula-sem-cabeça, só faltava mesmo um saci com duas pernas – e dizem que os há com mais de duas).
BIMBALHAM...
Festa no Bardallos. Aniversário. Quatro aninhos. Amanhã. Tem exposição coletiva em homenagem a Diniz Grilo com artistas de várias décadas: Nazário (década de 60), Arruda Sales e Gilson Nascimento (70), Carlos Sérgio Borges, Fernando Gurgel e Marcelus Bob (80), Fábio Eduardo, Fernando Galvão, Franklin Serrão e Valderedo (90).
... OS SINOS
Na hora da Ave Maria tem show coletivo com os convidados Donizeti Lima, Edja Alves, Geraldinho Carvalho, Iggor Dantas, Isaque Galvão, Rodolfo Amaral e Romildo Soares.
Às 20h30 sobe no palco a Balalaika Brega Band, e, às 22h, o black Neguedmundo.
Não deixe para amanhã (R$ 10) a senhas antecipadas que você pode comprar hoje (R$ 5).
O Bardallos fica na Rua Gonçalves Ledo, 678, Centro Histórico e Histérico desta Capital Verde.
MUÍDOS
Amanhã tem Forró do Muído e Banda Eva. No Circo da Folia, Pirangi do Norte, a partir das oito da noite (com ampla movimentação de cambistas e compradores parando seus automóveis em fila dupla, tripla, quádrupla etc – pra Polícia e o Detran não dizerem que não sabiam).
MATUTAGEM
Amanhã, no Forró do Pote, 21h, o matuto Jessier Quirino volta a atacar com seus causos num recital de mais de hora de risadas.
O bom é que a abertura fica por conta de Zé Hilton e Jubileu. Pra reservar uma mesa e quatro tamboretes: 3081.3163.
APPLE
Já neste domingo, 18, 17h, a Companhia Manacá de Teatro abre a temporada Zero-Nove de teatro infantil no Alberto Maranhão, Ribeyras do Putigy. O espetáculo da vez é “Branca de Neve e os sete anões”, que todo mundo sabe ser a história da mocinha, lindinha, fofinha, branquinha, com uma madrasta ruim feito o Cão que decide matá-la, primeiro contratando um capanga, depois com uma maçã envenenada.



PROSA
“No folhear da história universal das letras, esbarramos em passagens eróticas escritas nas suas mais diferentes idades pelos mais diferentes povos.”
Oswaldo Lamartine
Uns fesceninos
VERSO
“um pássaro palpita
em minha mão”
Diva Cunha
“um pássaro...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário