quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Notas da terra dos comedores de camarões

BOSSTA
É hoje que Esso Alencar leva seu show “Instinto dissonante” para o ZenBar Café (próximo ao posto de Pium), com músicas do seu primeiro disco “Bossta Nova”.
Ano agitado para o músico: Esso foi selecionado para o Pixinguinha, deve lançar o segundo CD, e, na próxima quarta, 4 de fevereiro, se apresenta no TCP cantando músicas de Leno.
ROMANCE
Estréia hoje, 20h, no TCP da Fundação Zé Augusto, “O Romanceiro”, inspirado em Dona Militana, reunindo, teatro, música e dança, com direção de Véscio Lisboa, iluminação de Castelo Casado, trilha sonora e direção musical de Elnatan de Souza e coreografia de Ronaldo Damas.
De grátis.
GLOBAL
Estréia amanhã e segue sábado e domingo, sempre às 21h, no TAM, a peça “Enfim nós”, com os globais Regiane Alves e Bruno Mazzeo como protagonistas.
Como os dramaturgos são o próprio Bruno Mazzeo e Cláudio Torres Gonzaga – conhecidos por programas como A Diarista, Zorra Total e Sob Nova Direção – já é previsível o que se pode esperar.
POTI
A Camarones Orquestra Guitarrística se apresenta neste fim de mês pelo circuito dos centros culturais do BNB, durante a terceira edição do Festival Rock-Cordel: hoje em Sousa, amanhã em Juazeiro do Norte, e dia 31 em Fortaleza.
Apesar das três guitarras que emprestam fama ao grupo, a começar do nome (Dante Augusto, Henrique Geladeira e Rafael Brasil), nem só de guitarristas é feita a orquestra: o baterista Daniel Araújo e a baixista Ana Morena Tavares completam o quinteto, cujo objetivo – nos informa o release – “é fazer música divertida”. Na mistura um vale-tudo que inclui rock, ska, punk, reggae, e até temas de desenhos animados.
O grupo aproveita a viagem para ampliar o público, fazendo shows em Caicó e Mossoró.
SESSENTÕES
Termina amanhã as inscrições para os cursos da Universidade Aberta para a Terceira Idade – UnATI.
Arte em Pedraria, Canto Coral, Dança, Espanhol, Ginástica, Hidroginástica, Informática, Inglês, Oficina da Memória, Pintura em Porcelana e Vidro, Pintura em Tecido, Pintura em Tela, Teatro, Teclado e Terapias Expressivas são alguns dos cursos, todos ministrados nas unidades da UnP da Floriano Peixoto e Roberto Freire. Mais informações: 3215.1105 e 3216.8611.
VIDA DE ARTISTA
A Capitania das Artes anuncia que quem quiser expor trabalhos na Galeria de Artes da Funcarte pode se inscrever até o dia 13 de fevereiro no setor de Artes Visuais, das 9h às 13h e das 14h às 17h.
Liguem (3232.4948) ou passem um email (artesvisuaisfuncarte@yahoo.com.br).
VIDA DE ARTISTA II
Tempo que não acaba mais pra quem quiser se inscrever para a 8ª Feira da Música de Fortaleza (que acontece lá pro meio do ano, em agosto): os interessados têm até o dia 20 de março para o envio do material (um CD demo, contendo no mínimo três músicas, ficha técnica e um breve release).
Confiram em www.feiramusica.com.br.
JAMBALAIA
Mário Jambo, o juiz federal que penaliza os rapazes e as moças que transgridem a lei com a obrigatoriedade da leitura de livros, vai sair na próxima edição da revista Piauí. Em artigo assinado por Alex de Souza, editor do eletrônico Nominuto.
Com a ausência de Rodrigo Levino, o rebento de Carlão de Souza deve emplacar como correspondente da revista para estas ribeyras.
MISTÉRIOS
Luiz Gonzaga Cortez festeja a reedição do livro de Antônio Bento pela Fundação Zé Augusto – anunciada aqui nesta coluna – e lembra que foi o crítico de arte o responsável pela vinda de Mário de Andrade a este Ryo Grande: “No entanto, a versão oficial é que foi outro intelectual potiguar que trouxe Mário de Andrade ao RN. Há nova pesquisa na área que pode provar isso. Aguardemos.”
MISTÉRIOS II
Cortez conta, também, que foi à abertura da exposição da Fulbright no Museu Café Filho, sexta passada: “Compareceram uns 30 fotógrafos, mas nenhuma autoridade para cumprimentar o cônsul americano no Nordeste e os enviados da Fundação.”
E lembra que entre as fotos exibidas está uma, histórica, disparada por estas paragens durante a Segunda Guerra: o encontro dos presidentes Roosevelt e Vargas, na Rampa, 1943 – “O nome do motorista do jipe americano, que seria filho de um alto oficial da Marinha americana e que aparece sorrindo, nunca foi revelado, mas o engenheiro Milson Dantas, certa vez me disse que sabia, mas só revelaria se pagassem a ele. Dr. Milson Dantas é o inventor do Bripar. Estive com ele na sede da Fapern, em 2007. Não sei se mantém a mesma posição.”
PENSÃO
Desde 1978 dando aulas na Ufrn, como professor concursado, Vicente Serejo planeja aposentadoria para maio deste ano.
Uma ausência para o tão já combalido curso.
MUSA COM SAL
O primeiro livro que consolidará o acordo entre a Flor do Sal (deste Ryo Grande) e a Casa das Musas (de Brasília) será uma antologia de crônicas de Carlos Magno Araújo, editor do Diário de Natal.



PROSA
“Não podemos amar, filho. O amor é a mais carnal das ilusões. Amar é possuir, escuta.”
Fernando Pessoa
Livro do desassossego
VERSO
“Te esperarei com mafuás novenas cavalhadas comerei terra e direi coisas de uma ternura tão simples
Que tu desfalecerás”
Manuel Bandeira
“Estrela da manhã”

Nenhum comentário:

Postar um comentário